Brincadeiras e cantiga de roda |

28

outubro

2013

Brincadeiras e cantiga de roda

Categorias:

Brincadeiras e cantiga de roda

As brincadeiras de roda são atividades recreativas que envolvem o corpo, o som, o ritmo e o movimento, voltados especialmente para as crianças.

Passadas de geração em geração como forma de divertimento, essas atividades, na realidade, tornam-se um ótimo recurso pedagógico, favorecendo ainda mais a aprendizagem da criança.

As brincadeiras de roda levam a criança a uma identificação sociocultural conscientizando-as que ela existe e os colegas também, formando a noção de “nós”.

A formação circular facilita às crianças a melhor atenção auditiva e visual. Elas podem agir em pé, sentadas no chão, nas cadeiras, em dupla, etc. Participando das atividades a criança tem a oportunidade de vivenciar, em grupo, noções de orientação espacial usando seu próprio corpo, o que torna possível ao educador explorar: “dentro e fora”, “pertence e não pertence”, “ser e não ser”, “perto e longe”, “juntos e separados”, e muito mais.

Com as brincadeiras de roda há um fortalecimento das relações humanas como amizade, companheirismo, carinho e afeto, sentimentos que acompanham uma pessoa durante toda sua vida.

Apesar de toda tecnologia atual, com certeza, essas brincadeiras continuarão educando e divertindo as crianças de gerações futuras.

 

Alunos do primeiro participando da aula de música com a canção (Carneirinho e carneirão e pula palhacinho)

12

Bibliografia: Aprendendo e brincando com música – Vol. 1 Chizuko Yogi Ed. FAPI

 

PAULINHOPaulo José M. Fernandes

Professor de  Música – Colégio Anglo de Itajubá

 



Deixe o seu comentário: